Skip to main content

Lynx Distribuidor M8 e M10

3. Características

Nesta secção:

3.1. Peças internas e o diagrama de cablagem do distribuidor Lynx Distributor

As peças físicas internas e o diagrama de cablagem do Distribuidor Lynx que indicam os seguintes elementos:

  • Barramento positivo

  • Barramento negativo

  • Fusíveis

  • Ligações positivas

  • Ligações negativas

  • Ligação de terra

Lynx_Distributor_-_features.svg

As peças físicas internas do distribuidor Lynx Distributor

Lynx_Distributor_-_block_diagram.svg

Diagrama de cablagem interna do distribuidor Lynx Distributor

3.2. Deteção de fusível

O distribuidor Lynx Distributor monitoriza cada fusível e detetará um fusível fundido.

Quando um fusível se funde, o LED de fusível vermelho acende-se, o LED de energia fica vermelho e uma mensagem de alarme é enviada ao Lynx Smart BMS ligado.

A deteção do fusível pode ser realizada em todos os fusíveis no lado da bateria ou no lado da carga ou do carregador. Lembre-se de que a deteção do fusível tem uma particularidade: quando as baterias estão ligadas a vários circuitos do Distribuidor Lynx e se nenhum dos fusíveis se fundir, o monitor de fusíveis não irá medir uma tensão suficientemente elevada no fusível para iniciar um alarme de fusível avariado enquanto a bateria estiver a ser carregada ou descarregada.

Nota

Os monitores de fusível nos módulos do distribuidor Lynx Distributor com um «firmware» antigo (anterior ao número de série HQ1909) não conseguem detetar um fusível fundido se as baterias estiverem ligadas. Apenas pode detetar um fusível fundido se as cargas estiverem ligadas.

3.3. O cabo RJ10

O cabo RJ10 proporciona energia ao Distribuidor Lynx com origem num Lynx Smart BMS ou no Derivador Lynx VE.Can e transfere os dados entre o Distribuidor Lynx e o Lynx Smart BMS.

O Distribuidor Lynx não possui uma fonte de alimentação integrada para alimentar o circuito de deteção do fusível, sendo esta energia fornecida pelo Derivador Lynx VE.Can ou por um Lynx Smart BMS através do cabo RJ10. Se o Distribuidor Lynx for utilizado sem um Derivador Lynx VE.Can ou um Lynx Smart BMS, deve ser alimentado de uma forma alternativa, para que o circuito de deteção do fusível esteja operacional.

Para alimentar o cabo RJ10 numa utilização autónoma, faça o seguinte:

  • Ligue o pino 1 do conector RJ10 a 5 V (4,5 V a 5,5 V).

  • Ligue o pino 4 a GND.

Atenção

A ligação RJ10 não está protegida contra a polaridade invertida. Uma ligação incorreta do cabo RJ10 pode danificar irreversivelmente os circuitos eletrónicos do distribuidor Lynx Distributor.

Figura 1. Pinos do conector RJ10
Pinos do conector RJ10

Lado de contacto do conector RJ10; conector RJ10 - lado do clipe retentor



O Distribuidor Lynx comunica o estado operacional e o estado de cada fusível através do cabo RJ10 ao Lynx Smart BMS. É possível aceder aos dados através da aplicação VictronConnect, do dispositivo GX e do portal VRM.

Nota

A função de comunicação está implementada no distribuidor Lynx Distributor a partir do número de série HQ1909 ou superior.

Aviso

A comunicação não é possível em combinação com o derivador Lynx Shunt VE.Can.