teste de campo

Módulos PV

Uma comparação no mundo real dos módulos de PV Mono, Poly, PERC e Dual.

Dados em tempo real
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Data de instalação: 09-03-2020
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Irradiância
Roménia
44°17'59.9"N
26°11'29.7"E

Mono

2500Wp --
Rendimento solar ótimo: --

Split-cell

2500Wp --
Rendimento solar ótimo: --

Poly

2500Wp --
Rendimento solar ótimo: --

PERC

2500Wp --
Rendimento solar ótimo: --

* Isto é umteste de campo e os resultados são específicos da instalação neste local,Certifique-se de que esta é a melhor solução para a sua situação particular, pois os resultados podem variar com as influências ambientais.

Ambulância

Precisa de trabalhar em qualquer lugar, em qualquer altura.

Quando segundos podem salvar uma vida, a importância de um sistema de energia móvel fiável não pode ser subestimada. O sistema de energia nunca se deve converter numa distração para os médicos, precisa simplesmente de trabalhar em qualquer lugar, em qualquer altura, sempre. O sistema precisa de estar preparado para os piores cenários e evitar problemas de energia sempre que possível.

It is these high demands that drive our engineers to deliver solutions that keep performing, no matter what. 45 years of innovation and problem solving may have led us to become the global market leader in the power supply for ambulances, but it has never changed who we are. On the contrary, it is an inspiration for us to create ever better power solutions that are driven by know-how.

Quando a energia pode

salvar vidas

As ambulâncias existem sob muitas formas e feitios. A Victron Energy dispõe de um sistema modular com componentes que permitem aos construtores de ambulâncias projetar um sistema completo, para satisfazer as especificações exatas e o orçamento. Por enquanto, vamos supor que estamos a projetar para uma ambulância de tamanho médio.

Consumo de energia diário

1800 Wh

Requisito do pico de potência

1500W

Neste exemplo

O consumo diário de energia é calculado com a soma de todos os consumidores X durante a sua utilização diária. Adicione todos os «watts» dos consumidores utilizados em simultâneo para calcular o pico de potência necessário.

Escolhas óbvias

Conceção do sistema

Considerações

Encontre a seguir as explicações para algumas das principais considerações de projeto e clique nas perguntas para obter as recomendações dos nossos engenheiros.

  • 01

    Que inversor(dimensão) é uma solução fiável e compacta?

    Os nossos inversores/carregadores, líderes na sua classe, há vários anos que alimentam as aplicações mais exigentes.
    A gama Multiplus é a melhor escolha quando é necessário inverter e carregar com a energia de cais. A tecnologia de Onda Sinusoidal Pura alimenta com segurança os componentes eletrónicos sensíveis, como computadores e outras cargas, sem qualquer problema. A função UPS garante que a energia do cais pode ser ligada ou desligada, sem causar interrupções nos consumidores, graças a uma ligação contínua em menos de 20 ms. O carregamento da bateria de serviço e de arranque é efetuado pelo carregador incorporado, que consegue carregar os dois com perfis de carga individuais. A ampla gama de modelos MultiPlus facilita a correspondência eficiente entre o inversor adequado e as necessidades. Os modelos compactos estão disponíveis para as restrições de espaço.
    Os inversores convertem a energia de CC em CA. Os inversores devem ser dimensionados para controlar continuamente a carga média CA e devem corresponder à corrente da potência de pico esperada das cargas CA simultâneas. Veja todos os nossos inversores/carregadores

    A escolha dos profissionais

    Multiplus Compact 12/2000/80: baseado na tensão de funcionamento dos veículos de 12 V, este inversor de 2000 VA alimenta facilmente as cargas e a sua potência de pico. A corrente de carga de 80 A carrega rapidamente um banco de baterias de lítio de serviço, enquanto uma segunda saída se encarrega da bateria de arranque. Nas baterias de chumbo-ácido, a corrente de carga pode ser reduzida para corresponder ao tamanho do banco de baterias. A caixa compacta poupa muito espaço, necessário na cabina.
    Os sistemas com um consumo diário de energia ou baseados em baterias de serviço de chumbo-ácido precisam de mais tempo com a energia do cais para ficarem totalmente carregados. Devido às caraterísticas de carga de chumbo-ácido, isso vai demorar mais, o que se traduz na necessidade de mais tempo com a energia do cais durante o estacionamento.
  • 02

    Uma bateria doméstica de lítio ou chumbo-ácido em que tamanho?

    A Victron Energy oferece várias opções para a bateria de serviço, mas a principal escolha é entre chumbo-ácido e lítio, o que depende principalmente das expetativas de desempenho, do custo por ciclo e dos aspetos físicos (tamanho/peso). A escolha da tecnologia da bateria também tem diferentes consequências para os outros componentes do sistema diretamente ligados às baterias (ou que as gerem).

    In general, use lithium when the daily power demand is extremely intense, when superfast charging is essential or when there are weight or space limitations. Lithium also has a lower cost per cycle. Lead-acid has a lower up-front cost and is perfect for regular, less demanding power profiles and when weight and space are not an issue. The above probably cuts 45 years of battery development know-how a bit short, for more info check our deep dive.

    A Victron Energy oferece baterias de qualidade excecional com caraterísticas de elevado desempenho e testadas exaustivamente. As nossas fichas técnicas proporcionam uma imagem precisa do rendimento e dos ciclos de vida previstos, o que significa que não há surpresas no investimento. A nossa ampla gama de baterias
    Escolhas, escolhas... Lítio ou chumbo-ácido?

    A escolha dos profissionais

    Lítio 12,8 V Smart 200 Ah. Este invólucro extremamente compacto e leve está equipado com uns impressionantes 2560 kWh de energia, mais que suficientes para alimentar todas as cargas esperadas, mesmo se mantiver 20 % de reserva por motivos do ciclo de vida. Devido à sua forma e ao peso limitado, todo o espaço pode ser ocupado segundo as necessidades. Graças às caraterísticas de carregamento rápido do lítio, o alternador do motor consegue carregar totalmente a bateria em apenas 2,5 h (o de 130 A carrega em segurança com 45 A por hora, calculando ± 50 % da capacidade nominal). Quando é necessária a energia do cais, o carregador Multiplus de 80 A pode fornecer uma carga completa no prazo de ± 2 h.

    AGM 2x 12 V Ciclo Profundo AGM 165 Ah. Inúmeras ambulâncias foram e são alimentadas por baterias de chumbo-ácido, sendo esta a opção predefinida. Embora ofereçam um custo mais baixo, o número de ciclos de carga é inferior, o que significa que o lítio tem um custo mais baixo por ciclo e, portanto, é uma alternativa melhor e mais barata no longo prazo. Se houver menos restrições de peso e espaço, duas baterias AGM de ciclo profundo de 12 V ligadas em paralelo com 165 Ah podem alimentar as cargas sem problemas. O carregamento das baterias é mais lento, criando uma maior dependência da energia do cais, em comparação com o lítio. O carregador CC-CC, que está ligado ao alternador inteligente, carrega completamente as baterias de serviço 50 % descarregadas em ± 5-7 h. Se estiver ligado à energia auxiliar, o Multiplus carrega as baterias durante a noite.
    Como regra geral para dimensionar as baterias, deve calcular o dobro do consumo diário das baterias de chumbo-ácido devido à sua capacidade de descarga segura de 50 % e manter cerca de 20 % de reserva para as baterias de lítio. Selecione o modelo mais próximo da nossa gama e arredonde os amperes para se certificar.
  • 03

    Combine com segurança as baterias domésticas (lítio) com alternadores (inteligentes) e as baterias de arranque

    Supere todos os desafios ao combinar alternadores (inteligentes), as baterias de arranque e de serviço (lítio ou chumbo-ácido) com nossa ampla seleção de carregadores CC-CC, combinadores de bateria ou produtos Smart BMS. As nossas soluções foram criadas especialmente para veículos e garantem que as baterias de serviço de chumbo-ácido e de lítio podem ser (des)carregadas corretamente, sem danificar o alternador inteligente ou as próprias baterias.
    A solução certa depende essencialmente da combinação do(s) seu(s) alternador(es) (inteligente ou convencional) e do tipo de bateria de serviço (chumbo-ácido ou lítio), entre outros fatores. Peça conselhos a um instalador local da Victron Energy Pergunte ao seu instalador local

    A escolha dos profissionais

    Lítio: Sistema de gestão da bateria BMS 12/200: Para os sistemas de alimentação de 12 V baseados em lítio com uma carga até 200 A, esta solução compacta e robusta é a escolha ideal. O dispositivo proporciona várias funções: «Sistema de Gestão da Bateria», «Limitador da Corrente», «Combinador de Bateria» e «BatteryProtect» num único dispositivo. A função Sistema de Gestão da Bateria controla e carrega a bateria de lítio de uma forma adequada e rápida. A função Limitador da Corrente restringe a corrente de carga à zona segura das especificações de saída do alternador, para evitar o sobreaquecimento ou o desgaste precoce do alternador. A função Combinador de Bateria conecta em segurança a bateria doméstica e de arranque. A função BatteryProtect protege a bateria doméstica contra a descarga excessiva. O BMS 12/200 junta todas estas funcionalidades numa, tornando-se a solução ideal para os veículos.
    Lembre-se de que os consumidores de corrente contínua (CC) têm de ser isolados, pois o BMS 12/200 está ligado ao sinal negativo e, por conseguinte, ao chassis.
    Chumbo-ácido: Orion-Tr Smart 12/12-30 e Smart BatteryProtect 220A: Esta série de carregadores CC-CC profissionais de «Bateria-para-Bateria» permite ligar de forma segura um alternador de 12 V de qualquer dimensão (inteligente ou convencional) e uma bateria de arranque a qualquer bateria de serviço. O 12/12-30 requer uma corrente de carga de 30 A/h do alternador inteligente, que, caso contrário, não fornece uma corrente contínua suficientemente elevada para o carregamento (razão por que o combinador da bateria Cyrix-ct não funciona com um alternador inteligente).
    O Smart BatteryProtect 220 A protege a bateria de serviço contra uma descarga excessiva pelas cargas (CC), devendo ser dimensionado segundo a corrente de carga máxima prevista. Os níveis de ativação e desativação podem ser definidos com a aplicação VictronConnect.
  • 04

    Em caso de emergência dupla, como ligar o motor a partir da bateria doméstica?

    Na eventualidade improvável de a bateria de arranque estar descarregada, um Cyrix-ct adicional funciona como um relé de emergência entre a bateria de serviço e a bateria de arranque, para ligar o motor carregando num botão ao lado do volante, que ativa o interruptor remoto de ligar/desligar. Neste caso, o Cyrix-ct 230A tem um pico em arranque de 500 A (durante 5 s). Lembre-se que este Cyrix-ct apenas facilita o arranque de emergência; o carregamento da bateria de serviço com a bateria de arranque é realizado de forma diferente: consulte a secção sobre a combinação dos alternadores com baterias em segurança.

Desafios profissionais?
Fale com o seu profissional local da Victron Energy.

As opções para cada componente são bastante extensas. É por isso que formamos os profissionais da Victron Energy para traduzirem perfeitamente as suas necessidades exatas em soluções sólidas. Têm a enorme responsabilidade de aconselhar sempre a solução certa (mesmo quando isso contrarie a ideia inicial dos clientes). Tudo para alcançar a sua satisfação e manter os seus investimentos em segurança durante muito tempo.
Always feel free to ask your local Victron Energy Professional
Profissional da Victron ao lado de um carro com equipamento Victron

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Diagrama do sistema

para um sistema baseado em baterias de lítio e ácido-chumbo

De que forma as considerações na conceção do sistema se traduzem num sistema sólido?

Bateria de serviço
A carregar

Dispositivos CA (monofásicos)

Todos os aparelhos domésticos ou ferramentas para trabalhos pesados expectáveis em casa ou no trabalho também podem ser encontrados em sistemas de energia independentes. Todos estes dispositivos necessitam de uma corrente alternada (230 V ou 110 V) para funcionar.

Alguns destes dispositivos, como computadores, podem ser sensíveis à qualidade da energia invertida (uma energia de entrada defeituosa do cais ou CA do gerador pode influenciar negativamente esta qualidade). O equipamento acionado por motor ou gerador de calor pode precisar de uma corrente de arranque elevada. Todos os nossos inversores produzem uma onda sinusoidal pura, mesmo quando a qualidade de entrada CA é inferior, o que garante que as cargas sensíveis são alimentadas e usufruem de um pico de potência geralmente o dobro da capacidade nominal dos variadores para alimentar até mesmo as cargas mais pesadas, ou, basicamente, qualquer carga, sem problemas.

Exemplos de dispositivos CA:

  • Heavy duty tools such as a drilling machine or a jigsaw
  • Computers
  • Phone chargers
  • Fridge and freezer
  • Lights
  • Coffee machine
  • Microwave
  • or basically any AC powered device you can think of.

Alternadores

Os veículos e os barcos estão equipados com motores que geram a potência motriz, mas que também produzem energia elétrica através de alternadores. Os alternadores geram energia elétrica com corrente contínua (CC) a partir da energia mecânica, sendo utilizada para armazenar a energia diretamente no banco de baterias ou no equipamento de corrente contínua (CC).

Os motores pequenos geralmente têm alternadores pequenos, os motores maiores geralmente têm alternadores maiores e, por vezes, estão mesmo equipados com alternadores de elevado rendimento (extra) para aumentar a produção. Os veículos, especialmente com motores Euro 4/5, podem incluir alternadores inteligentes (de tensão variável) que controlam a saída segundo as condições operacionais do veículo. Isto faz com que não seja possível carregar um sistema da bateria secundária com um nível utilizável. As baterias de serviço de lítio podem sobrecarregar o alternador do motor, que provavelmente precisa ser protegido contra o sobreaquecimento ou o desgaste prematura.

Independentemente do alternador do motor ou da bateria de serviço, a Victron Energy oferece várias soluções para ligar de forma segura qualquer alternador a qualquer banco de baterias, sem danificar o alternador inteligente, nem as baterias. Consulte as nossas fichas técnicas para obter mais informação. Consulte também a documentação do fabricante para ver qual a potência que o alternador pode proporcionar. Com os bancos de serviço de lítio e os alternadores convencionais ou inteligentes, recomendamos calcular com 50 % a especificação de saída do alternador, para não sobrecarregar o alternador.

Veja todos os nossos carregadores CC-CC Veja todos os nossos Combinadores de Bateria Veja todas as nossas opções BMS (Smart)

Combinador de Bateria Cyrix

Os Combinadores de Bateria são utilizados para ligar a bateria de arranque e a bateria de serviço em segurança.
Permite que a bateria de serviço seja carregada quando o motor estiver a funcionar (com uma tensão predefinida). A bateria de serviço é desligada da bateria do motor de arranque quando a tensão for inferior a um nível de flutuação, impedindo que seja descarregada pelas cargas que esgotam a bateria de serviço. A Victron Energy oferece vários modelos e dimensões de Combinadores de Bateria, pois a seleção do mais adequado depende do sistema.

Arranque de emergência: em caso de avaria da bateria de arranque, alguns combinadores de bateria permitem a ignição do motor com a bateria de serviço; consulte as fichas técnicas para obter mais informação. Project-Id-Version: Victron Energy website Language: pt MIME-Version: 1.0 Content-Type: text/plain; charset=UTF-8 Content-Transfer-Encoding: 8bit X-Generator: POEditor.com

Como alternativa à utilização dos Combinadores de Bateria, as outras opções podem incluir mais funções de controlo e configuração, especialmente para proteger os alternadores não regulados contra o sobreaquecimento e as baterias de lítio contra o (des)carregamento excessivo. Para combinar as baterias de chumbo-ácido, é possível considerar os carregadores CC-CC. As opções para as baterias de serviço de lítio incluem carregadores CC-CC, baterias de lítio especiais (que podem ser ligadas a um BMS) ou produtos Smart BMS integrais.

Veja todos os nossos Combinadores de Bateria Veja os nossos carregadores CC-CC Consulte as nossas opções BMS (inteligentes)

Sistemas de Gestão de Baterias

Battery management systems take excellent care of Lithium batteries, protecting the individual cells of LiFePO4 batteries against over voltage, under voltage and over temperature and will shut down or reduce charging (VE.Bus products only) or disconnect the loads when this occurs.

Victron Energy offers several BMS options, in general the VE.Bus BMS and smallBMS signal separate devices to disconnect the charging (Cyrix-Li, DC-DC chargers) or disconnect the loads (BatteryProtect), the other (Smart) BMS versions are designed for vehicles or boats and offer more ‘all-in one’ functionalities.

Veja todos os nossos Sistemas de Gestão de Baterias

Monitores de bateria

O monitor é como um «medidor de combustível» para a sua bateria. Regista a quantidade de energia consumida e carregada. O monitor de bateria calcula o estado da carga, a capacidade restante e o tempo até esvaziar. A tensão não proporciona uma indicação precisa sobre a disponibilidade da bateria (especialmente quando não está sob carga). Um monitor de bateria faz isso.

Os monitores de bateria Victron Energy mantêm um registo dos dados históricos, como o número de ciclos de carregamento, a descarga mais profunda ou a tensão mais alta e mais baixa, entre outros. Vão alertá-lo para condições críticas como baixa tensão ou carga reduzida e pode até desligar a fonte de alimentação para evitar danos dispendiosos na bateria ou então ligar um gerador.

A Victron oferece monitores de bateria com ou sem ecrã, as versões Smart permitem monitorizar os dados detalhados e ajustar as definições na aplicação VictronConnect gratuita. Veja todos os nossos Monitores de Bateria

BatteryProtect

O BatteryProtect desliga a bateria das cargas não essenciais antes de atingir um nível inferior ao predefinido (uma descarga completa pode danificá-la) ou antes de ficar com uma potência insuficiente para arrancar um motor.

Um BatteryProtect da Victron Energy tem mais para oferecer. Os atrasos do desligamento integrados asseguram que os componentes eletrónicos vitais não são desconectados por erro, ou seja, quando a ignição do motor provoca uma queda breve da tensão. Também volta a ligar automaticamente todas as cargas quando a bateria estiver suficientemente carregada.
O BatteryProtect inclui um interruptor remoto, para ser ligado/desligado através de um BMS ou interruptor. A versão Smart pode ser programada com a aplicação VictronConnect.

Consulte a nossa gama de modelos BatteryProtect

Cerbo GX

O Victron Energy Cerbo GX é o centro de comunicação para a instalação dos seus sistemas, permitindo sempre um controlo perfeito em qualquer lugar e a otimização do seu desempenho. O GX Touch 50 opcional complementa o Cerbo GX e, como ecrã tátil de 5”, proporciona um resumo do sistema e permite ajustar as definições rapidamente.

Monitoriza imediatamente o estado da carga da bateria, o consumo de energia, a recolha de energia de PV, o gerador e as redes elétricas ou comprova os níveis nos depósitos e as medições da temperatura. Controle facilmente o limite de corrente de entrada da energia auxiliar, o arranque / paragem (automática) dos gerador(es) ou até definir períodos de inatividade para evitar o arranque do gerador durante a noite. Modifique qualquer definição para otimizar o sistema, seguir os alertas, executar as verificações de diagnóstico e resolver os desafios remotamente com o portal gratuito Gestão Remota Victron (VRM).

O Cerbo GX é um sistema visual intuitivo e transforma qualquer desafio de potência numa experiência sem esforço. Realize simplesmente a ligação através do portal de Gestão Remota Victron (VRM) ou aceda diretamente com o ecrã GX Touch opcional, um Ecrã Multifunções ou a aplicação VictronConnect, graças à sua função adicional de «bluetooth».

Carregadores CC-CC

Os conversores CC-CC ou os carregadores de bateria para bateria (conversores com algoritmos de carga incorporados) são utilizados em sistemas de bateria dupla, em que o alternador (inteligente) e a bateria de arranque são combinados com a bateria de serviço (de tensões iguais ou diferentes) para o seu carregamento. Também podem ser utilizados para carregar aplicações com baterias dedicadas (por exemplo, lemes de proa) ou para aplicações energéticas com uma tensão diferente da do banco de baterias de serviço.

A maior parte dos carregadores CC-CC pode ser utilizada em sistemas de 12 V ou 24 V e todos são adequados para baterias de chumbo-ácido e lítio. Alguns modelos de carregador CC-CC podem ser ligados em paralelo para aumentar a corrente de saída. Os carregadores CC-CC são uma solução perfeita e segura para carregar bancos de baterias de lítio a partir de alternadores inteligentes (e baterias de chumbo-ácido com essa finalidade).

Carregar baterias de lítio a partir do alternador
A maioria dos alternadores não pode ser ligada diretamente a baterias de lítio. Uma bateria de lítio consume mais corrente que a alimentação proporcionada pelo alternador, o que pode danificá-lo permanentemente. Para não danificar o alternador, a limitação de corrente é uma das opções para continuar na zona segura respetiva.

A Victron oferece várias soluções para resolver este problema, entre as quais se encontra um conversor CC-CC:

  • DC-DC converters act as a current limiter between the alternator and the battery: the battery can be safely charged without blowing up the alternator.
  • Victron also offers alternative solutions for dual battery systems powered by alternators. Some (smart) BMS products physically limit the current drawn from the alternator, in other systems, battery combiners might be a solid option. See the datasheets for more info.
Veja a nossa gama de conversores CC-CC

Eletrónica CC

O equipamento de corrente contínua (CC) foi concebido para funcionar diretamente com a energia proveniente do banco de baterias (corrente contínua). Especialmente os veículos e os barcos podem ter (muito) equipamento CC a bordo (como painéis de controlo, luzes, equipamento de navegação, piloto automático, sondas de profundidade, etc.).

Alguns sistemas autónomos («off-grid») menores podem funcionar apenas em CC, com luzes de 12 V, televisores ou frigoríficos. Os sistemas maiores podem combinar consumidores de CA e CC.

Em qualquer caso, é importante proteger a bateria contra a descarga excessiva, pois este Victron disponibiliza a função BatteryProtect.

GX Touch

O Victron Energy Cerbo GX é o centro de comunicação para a instalação dos seus sistemas, permitindo sempre um controlo perfeito em qualquer lugar e a otimização do seu desempenho. O GX Touch 50 opcional complementa o Cerbo GX e, como ecrã tátil de 5”, proporciona um resumo do sistema e permite ajustar as definições rapidamente.

Monitoriza imediatamente o estado da carga da bateria, o consumo de energia, a recolha de energia de PV, o gerador e as redes elétricas ou comprova os níveis nos depósitos e as medições da temperatura. Controle facilmente o limite de corrente de entrada da energia auxiliar, o arranque / paragem (automática) dos gerador(es) ou até definir períodos de inatividade para evitar o arranque do gerador durante a noite. Modifique qualquer definição para otimizar o sistema, seguir os alertas, executar as verificações de diagnóstico e resolver os desafios remotamente com o portal gratuito Gestão Remota Victron (VRM).

O Cerbo GX é um sistema visual intuitivo e transforma qualquer desafio de potência numa experiência sem esforço. Realize simplesmente a ligação através do portal de Gestão Remota Victron (VRM) ou aceda diretamente com o ecrã GX Touch opcional, um Ecrã Multifunções ou a aplicação VictronConnect, graças à sua função adicional de «bluetooth».

Inversor / carregadores

Os inversores/carregadores convertem a energia CC das baterias em energia CA, para alimentar em segurança os aparelhos ou as ferramentas de grande dimensão com 230 V (ou 110 V noutros mercados). O carregador integrado utiliza energia da rede elétrica, auxiliar ou do gerador, aplicando os melhores algoritmos de carga adaptável em baterias de qualquer tipo.

Todos os conversores/carregadores de energia da Victron são desenvolvidos para um serviço profissional, usufruem de uma reputação de extrema resistência e são construídos com décadas de experiência no terreno, sob as condições mais exigentes. Os nossos inversores/carregadores extremamente resistentes são a melhor escolha quando for necessário inverter e carregar a partir de entradas CA (como a energia auxiliar ou de geradores). As opções de conectividade e a profundidade das definições de configuração permitem superar os desafios mais exigentes.

Os conversores/carregadores de energia da Victron são fornecidos com várias funções fantásticas:

  • PowerControl: gere automaticamente o carregamento da bateria para evitar uma sobrecarga do gerador ou da energia auxiliar.
  • PowerAssist: utiliza a bateria como tampão para ajudar a energia auxiliar durante o pico do consumo.
  • Potência perfeita: os dispositivos sensíveis funcionam sem falhas numa tecnologia de onda sinusoidal pura; mesmo se as fontes da entrada CA não produzirem uma corrente CA limpa, o inversor/carregador Victron minora estes problemas, transformando uma energia negativa numa ideal.
  • Função UPS: assegura que a energia auxiliar pode ser (des)ligada sem causar qualquer interrupção graças à comutação perfeita.
  • Pico de potência elevado: utilize um equipamento motorizado sem sobreaquecimento, nem problemas de carga.
  • Baixo autoconsumo.
  • O carregador integrado inclui vários algoritmos de carga adaptáveis para carregar individualmente o motor de arranque e a bateria de serviço, com uma vida útil ótima.
  • Os modelos com duas entradas de CA garantem a proveniência de energia de várias fontes, como auxiliar, da rede elétrica ou energia do gerador.

A nossa ampla gama de modelos facilita a correspondência eficiente entre o inversor/carregador adequado e as necessidades. Os modelos compactos estão disponíveis para as restrições de espaço. Os modelos maiores conseguem alimentar aparelhos industriais e proporcionar uma potência praticamente ilimitada num funcionamento em paralelo ou trifásico. Veja todos os nossos inversores/carregadores

Baterias de serviço

A bateria de serviço armazena energia para os consumidores do sistema, proporciona energia autónoma especialmente para aqueles momentos em que as fontes de alimentação de entrada não estão (totalmente) disponíveis.

A Victron Energy oferece várias tecnologias de bateria, todas concebidas para um desempenho profissional, fiabilidade e vida útil prolongada nos ambientes mais exigentes. São fornecidas com uma garantia mundial de dois anos e as fichas técnicas oferecem uma imagem precisa do desempenho e dos ciclos de vida útil previstos, o que significa que não há surpresas de investimento.

Embora haja várias tecnologias, a principal escolha é entre chumbo-ácido e lítio, que depende principalmente das expectativas de desempenho, do custo por ciclo e dos aspetos físicos (tamanho/peso).

  • Escolha chumbo-ácido em:
  • Utilização ocasional
  • Custo de compra mais baixo
  • O peso e o espaço não são um problema
  • Carregamento normal
  • Escolha lítio em:
  • Utilização diária
  • Custo por ciclo inferior
  • Considerações de peso e espaço
  • Carregamento rápido

Baterias de serviço

A bateria de serviço armazena energia para os consumidores do sistema, proporciona energia autónoma especialmente para aqueles momentos em que as fontes de alimentação de entrada não estão (totalmente) disponíveis.

A Victron Energy oferece várias tecnologias de bateria, todas concebidas para um desempenho profissional, fiabilidade e vida útil prolongada nos ambientes mais exigentes. São fornecidas com uma garantia mundial de dois anos e as fichas técnicas oferecem uma imagem precisa do desempenho e dos ciclos de vida útil previstos, o que significa que não há surpresas de investimento.

Embora haja várias tecnologias, a principal escolha é entre chumbo-ácido e lítio, que depende principalmente das expectativas de desempenho, do custo por ciclo e dos aspetos físicos (tamanho/peso).

  • Escolha chumbo-ácido em:
  • Utilização ocasional
  • Custo de compra mais baixo
  • O peso e o espaço não são um problema
  • Carregamento normal
  • Escolha lítio em:
  • Utilização diária
  • Custo por ciclo inferior
  • Considerações de peso e espaço
  • Carregamento rápido

Energia auxiliar

A energia auxiliar é utilizada para recarregar as baterias e/ou ligar equipamento CA de grande dimensão.
Por vezes, a energia auxiliar é tudo menos perfeita. Pode apresentar quedas de tensão ou então a ocorrência de picos de tensão, que danificam o equipamento sensível a bordo. Os inversores da Victron Energy eliminam estes problemas, tornando positiva uma eletricidade negativa.

Frequentemente, a energia auxiliar é limitada na capacidade de consumo, ou seja, apenas 10 A, sem quaisquer pontos nominais superiores disponíveis. Os conversores/carregadores da Victron Energy permitem definir uma corrente máxima da energia auxiliar e ainda ligar equipamento de classificação nominal superior sem disparar um fusível: graças ao PowerAssist, a alimentação das baterias é adicionada sem problemas à entrada de CA, eliminando automaticamente a distância entre a oferta e a procura.

Bateria de arranque

São necessárias baterias de arranque para ligar o(s) motor(es). Estas baterias foram projetadas para suportar uma elevada corrente de descarga e usufruir de uma tecnologia diferente em comparação com as baterias de serviço. Para evitar a descarga acidental da bateria do motor de arranque, esta deve ser sempre isolada das baterias de serviço. A Victron Energy oferece várias soluções para diferentes sistemas.

A Victron Energy disponibiliza diversos Combinadores de Bateria. Estão igualmente disponíveis formas mais abrangentes de ligar com segurança a bateria de arranque e de serviço, incluindo a ligação de um Combinador de Bateria a um BMS, a produtos Smart BMS integrais ou a carregadores CC-CC. Estas opções podem oferecer mais funções de controlo e configuração, especialmente para proteger os alternadores não regulados contra o sobreaquecimento e as baterias de lítio contra o (des)carregamento excessivo.

Veja todos os nossos Combinadores de Bateria Veja todos os nossos carregadores CC-CC Veja todas as nossas opções BMS (Smart)

VictronConnect

Todos os produtos inteligentes da Victron Energy podem ser monitorizados e controlados a partir da palma da sua mão. Basta ligar a aplicação VictronConnect através de «Bluetooth» e terá acesso direto aos dados de desempenho do sistema. Também pode alterar facilmente as definições, ligar ou desligar dispositivos e muito mais.

Os dispositivos não inteligentes com uma porta VE.Direct também podem tornar-se inteligentes, mediante a utilização do VE.Direct Bluetooth Smart dongle

Também é possível monitorizar e controlar o seu sistema remotamente. A funcionalidade VictronConnect Remote possibilita o acesso remoto a produtos Victron com «interface» VE.Direct através de um produto GX e recorrendo ao portal «online» VRM. Esta funcionalidade poderosa permite a configuração e monitorização total de um produto a partir de praticamente qualquer ponto no planeta, através da aplicação VictronConnect. A experiência do utilizador é exatamente igual à dos produtos que se encontram ligados localmente por «Bluetooth» ou através de uma «interface» por cabo VE.Direct para USB.

Veja o que a aplicação VictronConnect pode fazer Veja os nossos dispositivos GX
Especificações do sistema
Aqui tem a nossa recomendação para uma ambulância de dimensão média, tanto para sistemas com baterias de lítio, como de chumbo-ácido.

Para visualizar adequadamente esta tabela detalhada e a secção completa, considere a utilização de um navegador mais recente.

Consumo de energia
Consumo de energia diário necessário:
1800 Wh
Potência de pico necessária:
1500 W
Capacidade de pico do sistema:
4000 W (máx.)
Consumo máximo de energia chumbo-ácido:
1980 W
Consumo máximo de energia Lítio:
1920 W
A inverter
Inverter/charger
MultiPlus Compact 12/2000/80
Armazenagem
Service battery:
Lítio 12,8 V Smart 200 Ah ou
2 x 12 V Ciclo Profundo AGM 165 Ah
Para proteção da bateria de lítio:
Sistema de Gestão de Baterias (BMS) 12/200
Este BMS inclui a funcionalidade BatteryProtect e está ligado ao negativo (-); é necessário isolar as cargas de corrente contínua (CC).
For lead-acid:
BatteryProtect: 220 A
Protege as baterias SLA da descarga excessiva
Arranque de emergência:
Cyrix-ct 230 A
Geração
Carregar a bateria de serviço através do alternador do motor (consulte a explicação aqui)
Saída do alternador:
130 A*
Saída segura 50 %
* Consulte as especificações na ficha de dados do fabricante.
Carregar chumbo-ácido:
Orion-Tr Smart 12/12-30 isolado ou
Cyrix-ct 230 A*
** O Cyrix não funciona com alternadores inteligentes.
Para utilização com lítio:
Sistema de Gestão de Baterias (BMS) 12/200
O BMS gere a bateria e a funcionalidade de limitação de corrente protege o alternador. Fixado no lado negativo (-), as cargas têm de ser isoladas.
Monitorização
Monitor da bateria:
Monitor de bateria SmartShunt 500 A ou
BMV-712 Smart
Funciona com VictronConnect
Monitorização remota:
Cerbo GX e Cerbo GX Touch
Mostrar lista completa A apontar para baixo
Mostrar lista completa A apontar para baixo

Porquê a Victron Energy?

Os produtos certos para o trabalho

Como está sempre em trânsito, vai querer soluções fiáveis, mas acessíveis, que proporcionem energia durante vários anos. É importante que possa selecionar fontes de alimentação que correspondam às suas necessidades exatas e que estejam de acordo com as suas especificações, para que não avariem. A Victron Energy tem uma ampla gama de produtos modulares conectados que cumprem o que prometem. São alimentados pelo conhecimento, graças a 45 anos de superação dos desafios da energia através da inovação.

Ícone de 45 anos da Victron Energy
Bateria de lítio

Porquê a Victron Energy?

Sempre ligada. Sempre preparada.

Está provado que os nossos sistemas robustos proporcionam uma fiabilidade inigualável. Isto é destacado pela nossa liderança do mercado mundial do equipamento de alimentação elétrica para ambulâncias, algo ilustrado pelas inúmeras histórias de inversores da Victron Energy que têm mais de 40 anos e que ainda fazem aquilo para o qual foram fabricados.

Ambulância

Porquê a Victron Energy?

A fiabilidade alimenta ciclos de vida útil longos

Ao tomar decisões de investimento na alimentação elétrica, os cálculos baseados apenas no preço podem ser enganadores. O desempenho real e o ciclo de vida útil previsto são igualmente importantes. É positivo que o equipamento da Energy Victron esteja à altura das suas especificações, tanto em termos de desempenho, como do ciclo de vida previsto (se for utilizado de acordo com a sua conceção). A garantia de cinco anos e as políticas de reparação corretas e rápidas significam que o seu investimento está protegido e que, na maior parte das circunstâncias, não o vão deixar ficar mal.

anos de garantia
Um profissional Victron a mostrar ao cliente a aplicação VictronConnect

Porquê a Victron Energy?

Desafios profissionais. Aceite.

Independentemente da energia que alimenta a eletrónica dos seus veículos ou das suas ferramentas de trabalho, a Victron Energy tem uma das mais amplas gamas de equipamento de abastecimento elétrico no mercado para alimentar as suas obras-primas. A vantagem de trabalhar com apenas uma marca que abrange tudo significa ter apenas um contacto para atualizações ou para resolver os raros problemas que possam ocorrer. A rede global de profissionais da Victron Energy está qualificada com 45 anos de experiência na resolução de problemas. Podem traduzir os seus desafios em soluções sólidas que irão mantê-lo satisfeito e os seus investimentos seguros durante vários anos.

Um profissional da Victron ao lado do equipamento Victron na parte de trás de um automóvel

Porquê a Victron Energy?

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A Victron considera essencial que os clientes recebam o serviço e a assistência de uma forma rápida e competente. É por isto que a nossa rede global de Profissionais Victron possui o mais elevado nível de conhecimento técnico e assumiu o compromisso de realizar as reparações o mais rápido possível.

Assim pode começar ou prosseguir a sua viagem, independentemente do destino.